Pages

sábado, 16 de agosto de 2014

Segredinho: Vinagre de Maçã.



Tratamentos para cabelos estão surgindo com muita frequência, cada um prometendo mais benefícios que o outro e na maioria das vezes não cumprindo as promessas feitas nas propagandas de maneira satisfatória. Em busca de algo que realmente vá trazer benefícios para os fios de cabelos os consumidores investem em produtos cada vez mais caros e ainda assim incertos que funcionaram. O que muitos não sabem é que a cozinha de casa é um dos maiores aliados para manter ou recuperar a saúde da cabeleira.
Como vocês podem notar nos postes anteriores eu sou um assíduo usuário de hidratações caseiras e métodos naturais para beneficiar os cabelos. Já gastei tubos e tubos com produtos que prometiam milagres para meus cabelos e na maioria das vezes me decepcionava com o resultado. Hoje posso afirmar que tenho o cabelo mais saudável que já tive em toda minha vida e que gasto o mínimo para isso.
Nesse contexto vou trazer os benefícios que um grande aliado pode proporcionar para os cabelos. Apresento-lhes O Vinagre de Maçã.


Todo tipo de vinagre é um grande trunfo para auxiliar no fechamento das cutículas do cabelo, isso porque o vinagre tem PH acido que é o responsável pelo selamento dos fios e isso por si só já traz inúmeros benefícios, mas certamente o vinagre de maçã é o campeão nesse quesito.

Benefícios do Vinagre de Maçã

Atua como anti-inflamatório natural;
Auxilia no tratamento de problemas no couro cabeludo tais como seborreia, caspa e ressecamentos;
Sela as cutículas dos cabelos que consequentemente vai aumentar o brilho, retenção da água (hidratação prolongada) aminoácidos e vitaminas dentro do fio;
Prolonga a cor nos cabelos tingidos;
Ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo.


Como utilizar o Vinagre de Maçã?

O ideal é que seja o finalizador do processo de lavagem, ou seja, faça todo seu ritual de cuidado com o fio com o shampoo, hidratação e condicionador. Após o uso do condicionador que já tem a finalidade de selamento de cutícula, aplique o vinagre de maçã que deve estar diluído em água na proporção de 100 ml de vinagre para ½ litro de água. Primeiro coloque a metade da solução no couro cabeludo e faça movimentos circulares para ativar a absorção e depois aplique o restante no meio e pontas do cabelo e deixe descansar sem touca térmica por 10 minutos. Por fim enxague a cabeleira com água fria para assim ajudar no processo de selamento de cutículas capilares.
Faça isso a cada 15 dias e após o uso de químicas como tintura, mas vale lembrar que o excesso de utilização do vinagre pode dar efeito de ressecamento já que contem álcool na composição por isso nada de usa-lo semanalmente ou muito menos diariamente.

Conclusão


Ter cabelos saudáveis não é sinônimo de gastar tubos de dinheiro e sim de ter paciência. Lembre que cabelo é igual à planta, possui características diferentes um dos outros já que tem tipos variados e precisa de paciência na hora do cultivo, só com muita dedicação e tempo que os melhores resultados surgiram.

Beijos e abraços,

Matt Quinto.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Os Benefícios do Colágeno Para os Cabelos



O colágeno é um tipo de proteína muito importante no nosso corpo. Fibroso por natureza, ele desempenha várias funções no corpo humano, tais como manter as células unidas e fortalecer os tecidos, constituindo uma das proteínas fundamentais de órgãos como os ossos, cartilagens, tendões e pele. O colágeno está também presente nos órgãos internos e até mesmo nos dentes.

É uma das proteínas mais abundantes nos corpos dos mamíferos, incluindo no ser humano. Na verdade, o colágeno representa mais de 25-30 por cento da quantidade total de proteínas no corpo. Aliás, muitas pessoas se referem ao colágeno como a “cola” que mantém o corpo unido. Sem ela, o corpo iria, literalmente, cair.

Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo?


O Colágeno trabalha lado a lado com a elastina no apoio aos fios do cabelo. Basicamente, ele dá forma aos fios e proporciona firmeza e força, já a elastina fornece elasticidade, flexibilidade e resistência.
Muitos produtos para cabelos, sobretudo os reconstrutores, contém colágeno na composição, e a razão é simples: colágeno é proteína e cabelo é formado, basicamente, por proteína, assim, quando há perda proteica o colágeno pode ser de grande ajuda.
Como possui afinidade com a queratina, torna-se ainda mais valioso no tratamento dos cabelos, sobretudo em casos onde os fios passaram por químicas como descolorações, colorações, alisamentos, relaxamentos e escovas diversas, já que o colágeno protege a estrutura capilar. Além disso, forma um filme ao redor do fio que prolonga a hidratação, aumentando o brilho e a maciez já que retém água e atua como protetor solar natural.
Para os cabelos cacheados o colágeno é um “milagre”. Atuando com a elastina, essas proteínas irão proporcionar maior definição e duração de cachos além de tratar de ressecamento.

De onde extrair o Colágeno e como utiliza-lo?

Existem milhares de produtos que já possui colágeno na composição pronto para o uso, mas eu gosto me sentir livre para escolher como e quando eu vou utilizar nos meus cabelos cacheadíssimos. Sabe-se que a gelatina é feita primordialmente de colágeno e o consumo dessa sobremesa barata e deliciosa traz inúmeros benefícios para a pele e organismo, mas ela pode ser uma grande aliada para os cabelos.

Gelatina no creme de pentear.

Uso a gelatina no creme de pentear e conheci essa maneira através de uma amiga chamada Gisele. Ela me dizia através da mensagem no Whatsapp que aquilo seria a salvação para cabelos cacheados, principalmente no quesito de definição e duração dos cachos. Quem tem cabelos cacheados principalmente curtos, sofre com o cabelo ao acordar já que os cachos geralmente estão deformados ou simplesmente já não existem, dando lugar a um ninho de mafargarfos. O uso do colágeno evita que os cachos sejam desfeitos durante o dia e se tomado os devidos cuidados consegue sobreviver ate três noites de sono sem precisar molha-los na manha seguinte (esse foi meu recorde rsrs).
Para fazer é simples:



3 Colheres de sobremesa de gelatina sem sabor
6 Colheres de sopa de água

Misture bem em um refratário que vá ao micro-ondas por 20 segundos. Após mornar coloque no creme de pentear da sua preferencia. Eu geralmente uso o creme de pentear para cabelos cacheados da Elseve de Loreal porque já tem colágeno na composição o que por si só já deixava meu cabelo bem definido, mas nunca é demais melhorar.

Abaixo uma foto do meu cabelo assim que acordei:



Reconstrução com Gelatina

Essa é uma reconstrução eficaz que dar resultados com o uso continuo e cuidadoso. A gelatina além do colágeno possui alguns aminoácidos que ajudam na reestruturação dos  fios capilares proporcionando resistência e elasticidade. A receita é simples:

3 Colheres de sobremesa de gelatina sem sabor
6 Colheres de sopa de água
Ampola de vitamina A
Ampola de vitamina E
Ampola de queratina
1 Colher de sopa de qualquer óleo vegetal
1 Colher de sopa de mel
2 Colheres de sopa de qualquer creme (hidratação, nutrição ou reconstrução).

 Lave bem os fios de preferencia com shampoo anti-resíduo, desembarace com cuidado e aplique a mistura por toda a extensão dos cabelos. Deixe agir por 45 minutos em uma touca térmica ou envolvido em papel alumínio e depois enxague e finalize como de costume.  
Lembre que aqui é uma mascara reconstrutora, então ela não vai deixar seu cabelo molinho, gostoso de pegar, mas vai ser visível o brilho, a redução de volume, a força e principalmente a elasticidade que o cabelo vai passar a ter com o uso correto da mascara.

Deve ser utilizada 1 vez no mês para cabelos sem danos, de 15 em 15 dias para cabelos com danos moderados e 1 vez por semana em cabelos extremamente fragilizados. Quando o cabelo ganhar força vá aplicando com mais espaço de tempo.  

Espero que vocês gostem do poste e fico aguardando o feedback com os resultados que o colágeno certamente ira proporcionar nos seus cabelos. 

Beijos e abraços
Matt Quinto